15 dicas para economizar dinheiro

Imagens Google

Já dizia a minha mãe: "Nunca gaste tudo que você tem".

E realmente ela tem razão, nunca devemos gastar tudo que temos e muito menos o que não temos, com coisas fúteis.

Muita gente pensa: "Ah! Estamos nesse mundo só passagem, temos é que nos divertir mesmo e gastar o dinheiro como quiser."

Mas nem sempre é correto pensar dessa forma. Imagine que você ganhe um salário mínimo por mês, claro você como todo mundo tem dívidas, quem não tem? Mas ao pagar as dívidas sobre um pouco desse dinheiro, o que você faz? Guarda ou gasta logo tudo de vez? Afinal no próximo mês terá a mesma quantia. Sim, mas se é fácil gastar, por que é difícil guardar?

Estamos sujeito a tudo inclusive a doenças e vontades. Falo daquela vontade que você tem de viajar pra um lugar em cima da hora e sem dinheiro não tem como. Daquela vontade de comprar algo muito interessante e não poder, são esses tipos de vontades.

Para se conseguir uma estabilidade financeira hoje em dia você precisa trabalhar e poupar muito, ou então ganhar na loteria, o menos provável, a não ser que você jogue sempre. Mas uma coisa é certa quem não sabe guardar dinheiro nem que for um pouquinho, se ganhasse na loteria não saberia o que fazer com o dinheiro e logo, logo acabaria. Deve-se aprender a poupar com pouco para que ele vire muito.

Vou listar abaixo algumas dicas para você conseguir juntar dinheiro e realizar aquilo que você sempre sonhou, mas nada de futilidade.

1. Nunca gaste mais do que tem.

2. Antes de comprar qualquer coisa, reflita se realmente você precisa dele.

3. Procure sempre promoções daqueles produtos que você deseja ou compre de segunda mão que ainda dê pra usar muito.

4. Evite comprar por impulso, só porque está com vontade não quer dizer que precisa, espere um tempo e deixe a vontade passar.

5. Opte por comprar produtos de fábrica ou de lojas de artigos usados.

6. Em vez de comprar roupas de marca, prefira lojas com promoções e de preços mais relevantes.

7. Evite comer fora, sai mais barato fazer as refeições em casa, alimentos crus custam menos do que prato feito.

8. Algumas festas só servem para acabar com seu dinheiro, vá a lugares mais baratos ou até mesmo gratuitos. Vá a praia, museus, teatros, parques, praças, etc.


9. Prefira comprar hortas em feirinhas a supermercados.

10. Aparelhos domésticos em casa podem ter também o uso reduzido como o consumo de água, gás e energia.

11. Não deixe dívidas acumularem, evite fazê-las e se fizer pague-a primeiro antes de realizar outra.

12. Em vez de pagar aluguel caro, mude-se para um apartamento com valor inferior e pegue o que sobrar do dinheiro para financiar outro.

13. Lembre-se, qualquer objetivo que queira ser alcançado depende de esforço nada se consegue de uma hora pra outra.

14. Não tome dinheiro emprestado, por mais que precise, evite, ainda mais quando os juros são altos.

15. Ao receber seu salário faça o seguinte: anote todas as suas dívidas e faça envelopes. Coloque cada valor das dívidas em cada envelope com as datas de pagamento e separe, pague-as nas datas certas de cada uma. 

Comentários