A falsidade e medo dela

Foto: divulgação

Um dia me chamaram de falsa. Até então não me dava conta que eu poderia ser uma pessoa má em relação a outras pessoas. Fico me perguntando se em algumas situações eu sou realmente falsa. Tento respeitar ao máximo as pessoas e não agir com ignorância com elas, mas isso não significa que eu goste da pessoa, apenas a respeito. Todo mundo reclama da falsidade, mas poucos se esforçam para não a cometer. Eu não reclamo, porém de um certo modo eu sei quando uma pessoa está sendo falsa comigo, sempre tem algo que nos faça acreditar nisso, o jeito de falar, o jeito de olhar e o modo de agir. Mas quando uma pessoa te trata bem não quer dizer que ela seja falsa com você e o mundo, ela pode ter simplesmente uma qualidade que muitos ignoram, a simpatia.

Muitos confundem falsidade com educação. Se você é educado e trata bem as pessoas, não quer dizer que você seja falso. Hoje em dia as pessoas ficam com tanto medo de serem falsos que acabam por ser ignorante aos seus semelhantes, querendo mostrar que o que sente em relação a alguém, mostra na cara. Não estou fazendo apologia à falsidade e nem dizendo que é correto cometê-la em prol da boa educação, até porque muitos preferem ser poupados dessa falsidade, para evitar ser mal educado.

Mas, qual o valor que a ignorância e a rebeldia têm? Você gostaria de ser tratado assim? Já pensou em se colocar no lugar dos outros? Talvez a pessoa nem saiba que você não gosta dela e você ao invés de chegar e falar com ela, fica tratando mal.

Existe uma coisa chamada alteridade. Se você pratica a alteridade, estará vivendo de forma tranquila. Alteridade é a capacidade que o ser tem de se colocar no lugar dos outros, respeitando tão somente a diferença dos outros, conhecendo-o e aprendendo com ela.

No meu ponto de vista a falsidade acontece quando você não gosta de uma pessoa e age como se gostasse. Se você não gosta, o mínimo a fazer é respeitar e aceitar. Não custa nada ser educado com as pessoas, independentemente de você gostar ou não. Se você acha que essa pessoa é falsa com você, o mínimo a fazer é se afastar. As pessoas tem tanto medo de serem falsas que às vezes acabam por ser falsas com ela mesmo, fingindo ser alguém que não é.

Todos os conflitos pessoais se resolveriam se as pessoas tivessem diálogo e ao menos um pouco de educação. Não sou fã de discórdias e nem de brigas sem fundamento ou necessidade, por isso muitas vezes opto por ser “falsa” como dizem e me afastar, do que me rebaixar a um nível de brutalidade e estupidez de um ser humano incompreensível. Muitas vezes o silêncio é a melhor das respostas!

Sei que muitos podem achar bobagem o que eu falo e até não concordarem, mas infelizmente esta é a realidade que acontece comigo e é a minha opinião sobre o assunto.

O que você acha da falsidade? Me conte nos comentários que eu vou adorar conversar!

Comentários