Por que escolhi Jornalismo?


Até pouco tempo quando me perguntavam “porque eu escolhi o curso de jornalismo”, não sabia exatamente a resposta, apenas que era um gosto pela leitura e escrita que havia me levado a esse canal. Pois bem, é de praxe gostar de ler e escrever, mas não é só disso que um profissional de jornalismo é feito. Há outras coisas que dão o verdadeiro gosto pela profissão, gostos peculiares a de outros cursos.

Hoje, porém, não me limito a dizer os motivos que me levaram ao jornalismo. Definitivamente posso dizer que dois motivos me levaram a escolha pelo curso, além dos fatores pessoais de convivência.
Um desses fatores são as pessoas que integram esse círculo. Todo jornalista é um artista. Digo isso porque sempre tem alguém que canta, um que atua no teatro, outro pinta, tem aquele que é poeta, o que compõe música, o que surfa, o que veleja, a que luta artes marciais, os que são verdadeiros malabaristas com o tempo cuidando de casa, faculdade e filhos, enfim! Cada um tem uma história legal para contar e há algo em comum em todos eles. Apesar da timidez, todos tem seu lado dinâmico e extrovertido.

Entretanto tive decepções. Poucos sabem o valor da amizade e a confiança que lhes é atribuída, como todas as pessoas. Já vi amizades longas e verdadeiras, mas também a por interesse, esse na verdade, é assunto para um novo post, enfim. Uma das coisas que eu realmente admito é que os que são bons na arte de escrever e contar histórias através do jornalismo, conseguem com certeza se destacar, conheço vários.




Enrolação a parte, sei que meu desejo de ser jornalista pode ser o de vários que estão entrando agora no curso, muitos tem essa intenção. Um dos motivos é a possibilidade de viajar. Viajar é ótimo, ainda mais quando você conhece pessoas incríveis nela. Pode ser que isso não aconteça comigo, mas não custa nada sonhar hahah. O segundo motivo é o de contar histórias, mas não qualquer história e sim a verdadeira (Ah Cléya, mas pra fazer isso qualquer pessoa faz, não preciso de curso!) sim, é verdade. Mas a vivência, as técnicas e o prazer, você tem quando estuda aquilo que foi feito para isso. E receber o título de uma profissão que conta histórias diárias e leva informação para as outras pessoas, não tem preço, por isso eu amo minha profissão e com certeza faço o que gosto.

Sei também que muitos vão dizer que existe corrupção e alienação na notícia de muitos jornais, mas toda profissão tem alguma corrupção, infelizmente. A reflexão aqui é salientar o leitor a fazer a escolha certa para uma profissão independente dos obstáculos e paradigmas errados em relação a alguns cursos. 

Se você que está lendo esse texto também é um estudante de jornalismo ou até mesmo um profissional já formado na área, me diga você, quais foram os motivos pelo qual escolheu jornalismo?
Espero ver a sua resposta.

Beijos!!


Comentários