Novos ídolos - Fenômeno Youtuber

Anna Catharina, 18, assiste vários vídeos no youtube de infinitos vloggers, mas isso só no final de semana, pois de segunda a sexta ela prefere se dedicar aos estudos. Ela participa de todos os eventos de lançamentos de livros ou encontrinhos de youtubers que acontecem em Salvador e já coleciona vários livros de famosas como Evelyn Regly, Karol Pinheiro, Camila Coutinho, Thalita Rebouças, Paula Pimenta e o mais recente da blogueira Taciele Alcolea. Apesar de gostar muito, a adolescente garante que não foi influenciada a criar um canal ou até mesmo comprar outros tipos de produtos que as blogueiras fazem publicidades. Para ela, a compra desses livros “incentiva a leitura das crianças e adolescentes que assistem vídeos na internet, além de que os livros trazem conselhos, e muita diversão”, assegura. A mãe de Anna, Maria Amélia não se incomoda em comprar livros para a filha e tem total confiança nela quando está navegando na internet. “Ela já sabe muito bem em que sites não entrar, porque conversamos sobre isso, além disso ela só acessa nos finais de semana”.

Uma nova geração de ídolos está despontando entre os jovens brasileiros. Houve um tempo em que a TV era única responsável por lançar um perfil destinado a ser o preferido do público, mas a maioria dos ídolos das novas gerações faz sucesso mesmo é no YouTube. Desde que foi criado em 2005, o site vem abrigando uma imensidão de vídeos de usuários anônimos, estes que, com carisma e talento veem conseguindo fãs ao redor do mundo. Uma pesquisa realizada pela Provokers para o Google e Meio & Mensagem entre outubro e novembro de 2015 apontou que das 20 personalidades mais admiradas por adolescentes, dez são youtubers.

No Brasil existem jovens com milhões de inscritos em seus canais. Whindersson Nunes, 21, do interior do Piauí, chamou a atenção do público contando histórias da sua vida no interior com sotaque nordestino e hoje é o primeiro canal com mais inscritos no Brasil, com mais de 15 milhões de inscritos, passando até o famoso canal Porta dos Fundos, que traz pequenas histórias encenadas por atores, contendo mais de 12 milhões de inscritos. A Curitibana Kéfera, 23, com o canal de humor 5inco minutos, também acumula seus 10 milhões de inscritos no youtube. Esses e muitos outros youtubers fazem sucesso entre os jovens. Não é preciso gostar das mesmas coisas, ter ideias parecidas ou até mesmo beleza física. Basta ser espontâneo, autêntico, original, inteligente e bem-humorado.

Uma pesquisa encomendada pelo Google, no segundo semestre de 2014, revelou que somos 70 milhões de espectadores de vídeo online no Brasil, consumindo, em média, oito horas semanais de vídeos na Web, o que pode representar um bom negócio para os canais mais populares. Hoje, o Brasil conta com mais de 94 milhões de usuários da rede, e o número cresce a cada dia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total de 204,5 milhões de brasileiros, 31,6% encontram-se na faixa etária considerada jovem, ou seja, de zero a 19 anos. Isso representa uma população de 64,5 milhões de indivíduos.

E não falta assunto para falar. Existem canais de dicas de maquiagem, moda, Do It Yourself (faça você mesma), games, desafios, culinária, vida pessoal, viagens etc. Tanto sucesso, resultou em publicações de livros. Os fãs não querem mais ver seu ídolo apenas na internet, mas também o ler, pois geralmente os livros contam histórias inéditas que eles não contam em vídeos, como sua vida fora das câmeras, medos, infância, puberdade, família, vida antes da fama, etc.

A idade dos youtubers vão desde os sete ou oito anos até uma idade mais adulta, tendo, entretanto, na sua maioria jovens que variam de 15 a 30 anos. Não é à toa que crianças e adolescentes brasileiros estão sendo cada vez mais inseridos nos espaços virtuais criados pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

A maioria de compradores de livros de youtubers são crianças e adolescentes. Pasmem! Livros de youtubers são recordes de vendas em todo o Brasil. Quando não é para fazer “encontrinhos” em parceria com lojas, é para fazer lançamento de alguma coleção ou livro do youtuber, que viaja o país inteiro, dando a oportunidade aos fãs de obter fotos e autógrafos. As livrarias e editoras, nesse caso, investem cada vez mais nisso.

Júlia Neves de 10 anos diz o que ela e sua irmã, a pequena Maria Luísa de 7 anos, mais gostam na youtuber Taciele Alcolea, que recentemente lançou seu livro “Olá meninas e meninos” em Salvador. “O jeito dela nos atrai, parece que ela está falando com a gente sobre decoração, Deus, conselhos...”. Questionada sobre a compra do livro, ela conta sobre o sentimento de pertencimento e relação. Para Júlia, “o livro aproxima muito o fã do youtuber”, pois ali elas conseguem sentir que uma parte dela está no livro. A mãe das meninas não se importa muito em comprar livros de youtubers para as filhas, nem mesmo leva-las à eventos dos mesmos, ao contrário, gosta disso e não vê problemas. A única preocupação de Cristina Neves, 40, é a exposição das filhas na internet. De acordo com ela, “existe muitas pessoas maldosas” no mundo da tecnologia. Por isso sempre acompanha de perto o envolvimento das filhas na internet e especificamente no YouTube, onde a Júlia, por influência de muitos youtubers, resolveu criar seu canal na internet.

Dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada em 2012 e 2013 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br, 2013a; 2014a) mostram que 44% de crianças e adolescentes, assistem a vídeos, por exemplo, no YouTube mais de uma vez por dia. A pesquisa ainda indica que 73% acessa pelo menos uma rede social e 60% faz uso da internet pelo menos uma vez por dia.
A pesquisa mediu os usos e hábitos da população brasileira usuária de Internet de 9 a 16 anos em relação às tecnologias de informação e de comunicação (TIC), focando as oportunidades e riscos relacionados ao uso da Internet. A pesquisa foi realizada com 4.210 respondentes, sendo 2.105 crianças e adolescentes usuários de Internet e 2.105 pais ou responsáveis. As entrevistas foram realizadas em 2.105 domicílios em todo o Brasil. A pesquisa de campo foi realizada entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015.

De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), os indicadores sobre o uso da Internet no Brasil nos últimos 10 anos têm mostrado que crianças e adolescentes acessam a Internet em proporções acima da média da população como um todo. Entre os usuários da rede no país, 22% possuem entre 10 e 17 anos, o correspondente a 20,7 milhões de brasileiros – valores que dão a dimensão da relevância do engajamento desse público na Internet.

Segundo apontou a pesquisa TIC Domicílios em 2014, do total de indivíduos de 10 anos ou mais que são usuários de Internet, 80% o fazem diariamente. 23% dos jovens permanecem na Internet por mais de quatro horas por dia, durante os dias de semana, aumentando a porcentagem para 37% quando se trata de jovens de 15 a 17 anos. Nos finais de semana, a proporção é maior 41% ficam mais de quatro horas na internet. Mesmo com esses dados, Júlia disse que só fica na internet nos fins de semana, quando tem folga da escola. Os pais não deixam.

YouTube na Bahia

O canal de humor 10ocupados da Bahia conta atualmente com mais de um milhão de inscritos e é o maior canal de entretenimento do estado. Logo atrás vem o +1! Filmes, com mais de 480 mil inscritos. Apesar do número, a Bahia tem um mercado precário para quem quer ser youtuber. Muitos desistem por causa do desânimo e a falta de incentivo. Infelizmente o eixo Rio-São Paulo é o mais promissor. A maioria dos youtubers vem de lá, apesar do destaque para Whindersson e Kéfera.

Como funciona

Qualquer pessoa pode publicar um vídeo na internet. Os vídeos são monetizados de acordo com as visualizações das publicidades que aparecem no início do vídeo, mas que geralmente é ignorada pelo espectador, o que dificulta o dono do canal ganhar com aquela publicidade, já que ele só ganha se o usuário realmente assistir.

Ser youtuber literalmente virou profissão!

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