Como ser uma pessoa mais produtiva trabalhando em casa

Trabalhar em casa é um desafio para muita gente, principalmente no que diz respeito à produtividade ou a falta dela.

Por isso, hoje vou te dar algumas dicas de como manter a produtividade no dia a dia e manter o foco no trabalho ou nos seus projetos mais importantes.



Planeje seu dia na noite anterior. 

Antes de se deitar use uns 10 ou 15 minutos para planejar seu próximo dia. Muitas vezes vamos dormir ansiosos porque tem muita coisa para fazer e sua mente não consegue se organizar. Essas preocupações podem trazer insônia e consequentemente uma péssima noite de sono. Com um planejamento você conseguirá acalmar sua mente e relaxar. De manhã você já acorda focado na lista que pretende executar.

Falando em lista...

Não coloque coisas que você não conseguirá cumprir durante o dia ou que dependem de outras pessoas. Foque em uma atividade de cada vez e veja o que realmente dá para fazer e o que pode ficar para outro dia. Dessa forma você não se sobrecarrega e não fica frustrada quando o dia acaba.

Se hidrate

Experimente tomar um copo com água toda vez que estiver se sentindo cansado. Lembre-se: seu corpo é 70% líquido. Portanto, água é fundamental para um bom desempenho.

Não se deixe perturbar

Quando você trabalha em casa é difícil ficar sem perturbação, porque muitas vezes as pessoas não entendem que você está realmente trabalhando. Aqui em casa mesmo já aconteceu de pedro dizer: “ah, amor já que você tá em casa você pode fazer tal coisa?”, tipo ele não entende que eu estar em casa não é eu estar disponível, eu estou trabalhando. Eu sei que isso acontece com muitas pessoas, então vale você deixar claro que você tem coisas muito importantes a fazer. É importante ter regras com as pessoas que você vive e pedir para elas não perturbá-lo durante longos períodos de tempo. Sem distrações, você fica focado no que precisa fazer.

Não coma em frente ao computador

Tire o seu tempo para comer tranquilamente. Comer em frente ao computador pode prejudicar a sua mastigação, porque você fica entretido e esquece de mastigar direito, além disso a fome fica insaciável e você acaba comendo mais do que o necessário

Foque nas coisas importantes, e suprima as urgências

Quando há atividades que podem ser feitas em pouco tempo, mas que precisam ser feitas, vale executá-las primeiro.

Faça um caderno para anotar ideias

Isso ajuda a você registrar tudo que é importante, mas não pode trabalhar no momento. Às vezes você tem uma ideia que quer por em prática, mas você está atarefada e não consegue fazer agora, é só anotar. Isso serve também para uma tarefa que você lembra, mas que pode esperar, anote e realize depois.

Não fique o tempo todo no celular, isso pode te distrair

Quando você entra para ver uma mensagem acaba vendo as outras notificações e perde tempo olhando Instagram, Facebook, entre outros.

Descanse

Ser produtivo não quer dizer que você tenha que ficar em frente ao computador o dia todo. Desse jeito você fica mais cansado. Você pode descansar 10 minutos a cada duas horas trabalhadas, por exemplo. Se deite um pouco, faça uma caminhada leve, alongue o corpo e para não ultrapassar esse tempo coloque um timer. Assim, quando você voltar você vai estar com mais energia e disposição.

Defina uma rotina diária

Mesmo que você não vá seguir à risca, não custa nada planejar o que você faz durante a semana e fazer uma rotina. Isso vai servir para te guiar. Eu já mostrei um num vídeo a minha rotina diária eu vou deixar aqui nos cards, dá uma olhada lá.

Além de dessas dicas você também pode começar seu dia com exercícios físicos, pode ser uma corrida rápida, exercícios em casa ou até uma caminhada, mas se você fizer aumentará sua energia para iniciar o trabalho e consequentemente a produtividade.

Experimente tomar um suco verde, eu tomo com couve, linhaça, maçã e abacaxi, mas existem várias receitas por aí, você pode testar. Outra coisa que você já sabe, mas não custa nada lembrar é a alimentação saudável, coma de 3 em 3 horas incluindo frutas e verduras. Para facilitar o seu dia, crie uma rotina alimentar, eu já mostrei num vídeo também. E o essencial: durma bem para ter mais energia.



Comentários