4 estratégias para organizar tarefas diárias e ter mais produtividade

Conheça as estratégias para melhorar a sua produtividade.

Para dar conta de determinadas atividades do dia a dia é necessário um planejamento estratégico que permite otimizar o tempo e buscar uma rotina mais produtiva. Por isso, saber como organizar tarefas diárias é essencial para aumentar a produtividade e ficar mais perto da realização de suas metas.

É importante ressaltar que quanto maior o grau de desempenho, comprometimento e produtividade, melhores serão os seus resultados.

Como organizar tarefas diárias e ter mais produtividade

Uma das maneiras mais simples e eficiente para se começar a organizar as atividades e transformar a sua rotina mais produtiva é elaborando um checklist de produtividade. Esse método consiste em anotar todas as coisas que precisam ser feitas durante o dia para que você não esqueça ou não saiba por onde começar.

Ter uma agenda ou um caderno de anotações pode ser relevante quando sua preferência for em anotar tudo à mão. No entanto, aos que preferem os meios digitais existem inúmeras ferramentas que auxiliam no processo de organização do checklist, como o bloco de notas, Word, Excel e até mesmo planejadores online. Veja algumas dicas de como produzir o seu próprio checklist.

1. Planeje seu dia na noite anterior

Essa ação faz com que você não durma ansioso pensando em tudo que fará no outro dia. Além disso, essa técnica ajuda a deixar claro todas as tarefas que devem ser concluídas, assim como quais estratégias serão utilizadas, a prioridade e qual o tempo necessário para cada uma.

2. Defina o tempo de descanso

O descanso entre as tarefas de um dia cheio é extremamente importante para aumentar a produtividade, pois, assim, você se sente menos cansado e consegue raciocinar melhor. Algumas tarefas exigem um grau maior de concentração, no entanto, elas podem ser bastante cansativas se não houver um “respiro”, isso porque, o seu rendimento pode cair e acabar prejudicando outras atividades.

3. Determine um tempo para e-mail, redes sociais, etc.

As redes sociais podem ser ferramentas muito úteis para a realização de alguma tarefa, mas cuidado para não se distrair por muito tempo navegando nos seu Instagram ou Facebook. O ideal é definir um horário do dia que você pode navegar e um limite de tempo que deve ficar conectado, para que você possa retornar às suas tarefas e concluí-las ao longo do dia.

4. Ferramentas de gestão de tarefas

Agenda do Google, planejadores digitais, lembretes, bloco de notas do celular, entre tantos outros organizadores digitais podem ser extremamente úteis para te ajudar no seu checklist diário se sua preferência for usar ferramentas digitais.

Saber como organizar suas tarefas diárias vai te ajudar a conquistar a tão sonhada meta que você estabeleceu para determinado projeto. Se você ficar desanimada, cansada, com preguiça, lembre-se do porquê começou.

 

Fonte: https://www.xerpa.com.br/blog/como-organizar-tarefas/

Escrito por: Darcicléia Oliveira

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