4 estratégias para organizar tarefas diárias e ter mais produtividade
Conheça as estratégias para melhorar a sua produtividade.
Para dar conta de determinadas
atividades do dia a dia é necessário um planejamento estratégico que permite
otimizar o tempo e buscar uma rotina mais produtiva. Por isso, saber como
organizar tarefas diárias é essencial para aumentar a produtividade e ficar
mais perto da realização de suas metas.
É importante ressaltar que quanto
maior o grau de desempenho, comprometimento e produtividade, melhores serão os
seus resultados.
Como organizar tarefas diárias e ter mais produtividade
Uma das maneiras mais simples e
eficiente para se começar a organizar as atividades e transformar a sua rotina
mais produtiva é elaborando um checklist de produtividade. Esse método consiste
em anotar todas as coisas que precisam ser feitas durante o dia para que você
não esqueça ou não saiba por onde começar.
Ter uma agenda ou um caderno de
anotações pode ser relevante quando sua preferência for em anotar tudo à mão.
No entanto, aos que preferem os meios digitais existem inúmeras ferramentas que
auxiliam no processo de organização do checklist, como o bloco de notas, Word,
Excel e até mesmo planejadores online. Veja algumas dicas de como produzir o
seu próprio checklist.
1. Planeje seu dia na noite anterior
Essa ação faz com que você não
durma ansioso pensando em tudo que fará no outro dia. Além disso, essa técnica
ajuda a deixar claro todas as tarefas que devem ser concluídas, assim como
quais estratégias serão utilizadas, a prioridade e qual o tempo necessário para
cada uma.
2. Defina o tempo de descanso
O descanso entre as tarefas de um
dia cheio é extremamente importante para aumentar a produtividade, pois, assim,
você se sente menos cansado e consegue raciocinar melhor. Algumas tarefas
exigem um grau maior de concentração, no entanto, elas podem ser bastante
cansativas se não houver um “respiro”, isso porque, o seu rendimento pode cair
e acabar prejudicando outras atividades.
3. Determine um tempo para e-mail, redes sociais, etc.
As redes sociais podem ser
ferramentas muito úteis para a realização de alguma tarefa, mas cuidado para
não se distrair por muito tempo navegando nos seu Instagram ou Facebook. O
ideal é definir um horário do dia que você pode navegar e um limite de tempo
que deve ficar conectado, para que você possa retornar às suas tarefas e
concluí-las ao longo do dia.
4. Ferramentas de gestão de tarefas
Agenda do Google, planejadores
digitais, lembretes, bloco de notas do celular, entre tantos outros
organizadores digitais podem ser extremamente úteis para te ajudar no seu
checklist diário se sua preferência for usar ferramentas digitais.
Saber como organizar suas tarefas
diárias vai te ajudar a conquistar a tão sonhada meta que você estabeleceu para
determinado projeto. Se você ficar desanimada, cansada, com preguiça, lembre-se
do porquê começou.
Fonte: https://www.xerpa.com.br/blog/como-organizar-tarefas/
Escrito por: Darcicléia Oliveira
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