5 estratégias para gestão do tempo que vão te ajudar a ser mais organizada

Conheça estratégias para organizar o seu tempo e ter mais produtividade.

A gestão do tempo é uma tarefa que diversas pessoas tem dificuldade de fazer. Isso porque, muitas delas não conseguem organizar melhor a sua rotina e vivem o dia como se ele fosse curto demais para realizar tanta tarefa.

No entanto, quem está vivendo momentos de várias atribuições acaba não administrando o tempo da melhor forma e, por sua vez, perdendo o controle do seu tempo e de suas tarefas. Quantas vezes você já teve a sensação de que o dia acabou e você não fez nada? Dessa forma, a utilização dessa ferramenta se torna extremamente fundamental para a organização do tempo de forma produtiva.

Mas afinal, o que é e como fazer a gestão do tempo?

Basicamente, a gestão do tempo é o processo de organização e planejamento da divisão do tempo para cada tarefa do dia, podendo se estender a atividades semanais ou mensais, por exemplo. Com o gerenciamento do tempo, você consegue adequar, distribuir e executar tarefas em uma determinada quantidade de tempo sem prejudicar nenhuma.

Embora seja uma forma de proporcionar maior produção, gerenciar o tempo não significa estar ocupado o tempo todo, mas sim saber utilizar corretamente o tempo que se tem no dia.

Desde o mundo corporativo ao home office, a otimização do tempo é essencial para conferir mais produtividade. Por isso, algumas estratégias são adotadas para que seja realmente possível essa distribuição de tempo e tarefas, como a definição de prioridades, obrigações e estruturação da sua agenda.

Estratégias para gerenciamento do tempo

Priorize a tarefa mais importante do dia: acorde cedo e defina quais são suas tarefas do dia. Aquela de maior importância ou urgência deve ser realizada logo pela manhã.

Faça uma tarefa de cada vez: enquanto estiver dedicado a uma única tarefa, não tente incluir outras ao mesmo tempo, isso só fará com que sua concentração seja desviada e você pode acabar perdendo o foco.

Estabeleça ou estime o tempo de cada tarefa: Existem tarefas mais fáceis, que levam menos tempo para serem realizadas, e outras mais difíceis, que exigem mais tempo de dedicação. Só você poderá atribuir esse grau de dificuldade e, portanto, quanto tempo cada uma pode levar para ser concluída.

Evite procrastinar: Deixar uma atividade chata para depois ou para o outro dia pode prejudicar a sua produtividade. Tente concluir mesmo com preguiça, porém se for uma tarefa mais difícil e não tiver solução para esse dia, é melhor deixar para o outro dia, para não perder tempo a mais do que o planejado.

Descanse entre as atividades: ninguém é de ferro. É essencial que ao longo do dia você consiga tirar alguns minutos de descanso, mas é importante que você tenha planejado a quantidade de tempo para o descanso e quantas vezes você irá tirar para descansar.

A gestão do tempo pode te ajudar a lidar com os imprevistos, já que, com isso, você deve ter em mente que durante o dia poderão haver imprevistos. Então, nunca preencha por completo a sua agenda, deixe sempre um espaço que possibilite a resolução de urgências.

Referência

https://www.treasy.com.br/blog/estrategias-para-gestao-do-tempo/

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