5 estratégias para gestão do tempo que vão te ajudar a ser mais organizada
Conheça estratégias para organizar o seu tempo e ter mais produtividade.
A gestão
do tempo é uma tarefa que diversas pessoas tem
dificuldade de fazer. Isso porque, muitas delas não conseguem organizar melhor
a sua rotina e vivem o dia como se ele fosse curto demais para realizar tanta
tarefa.
No
entanto, quem está vivendo momentos de várias atribuições acaba não administrando
o tempo da melhor forma e, por sua vez,
perdendo o controle do seu tempo e de suas
tarefas. Quantas vezes você já teve a sensação de que o dia acabou e você não
fez nada? Dessa forma, a utilização dessa ferramenta se torna extremamente
fundamental para a organização do tempo de forma
produtiva.
Mas afinal, o que é e como fazer a gestão do tempo?
Basicamente, a gestão do tempo é o processo de organização
e planejamento da divisão do tempo para cada tarefa do dia, podendo se estender
a atividades semanais ou mensais, por exemplo. Com o gerenciamento do tempo,
você consegue adequar, distribuir e executar tarefas em uma determinada
quantidade de tempo sem prejudicar nenhuma.
Embora seja uma forma de proporcionar maior produção, gerenciar
o tempo não significa estar ocupado o tempo todo, mas sim saber utilizar
corretamente o tempo que se tem no dia.
Desde o
mundo corporativo ao home office, a otimização
do tempo é essencial para conferir mais
produtividade. Por isso, algumas estratégias são adotadas para que seja
realmente possível essa distribuição de tempo e tarefas, como a definição de prioridades,
obrigações e estruturação da sua agenda.
Estratégias para gerenciamento do tempo
Priorize a tarefa mais importante do dia: acorde
cedo e defina quais são suas tarefas do dia. Aquela de maior importância ou
urgência deve ser realizada logo pela manhã.
Faça uma tarefa de cada vez: enquanto estiver
dedicado a uma única tarefa, não tente incluir outras ao mesmo tempo, isso só
fará com que sua concentração seja desviada e você pode acabar perdendo o foco.
Estabeleça ou estime o tempo de cada tarefa: Existem
tarefas mais fáceis, que levam menos tempo para serem realizadas, e outras mais
difíceis, que exigem mais tempo de dedicação. Só você poderá atribuir esse grau
de dificuldade e, portanto, quanto tempo cada uma pode levar para ser
concluída.
Evite procrastinar: Deixar uma atividade chata para
depois ou para o outro dia pode prejudicar a sua produtividade. Tente concluir
mesmo com preguiça, porém se for uma tarefa mais difícil e não tiver solução
para esse dia, é melhor deixar para o outro dia, para não perder tempo a mais
do que o planejado.
Descanse entre as atividades: ninguém é de ferro. É
essencial que ao longo do dia você consiga tirar alguns minutos de descanso,
mas é importante que você tenha planejado a quantidade de tempo para o descanso
e quantas vezes você irá tirar para descansar.
A gestão do tempo pode te ajudar a lidar com os
imprevistos, já que, com isso, você deve ter em mente que durante o dia poderão
haver imprevistos. Então, nunca preencha por completo a sua agenda, deixe
sempre um espaço que possibilite a resolução de urgências.
Referência
https://www.treasy.com.br/blog/estrategias-para-gestao-do-tempo/
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