Trabalhar em casa: 5 maneiras de evitar o cansaço mental

Conheça algumas dicas que vão te ajudar a evitar o esgotamento mental trabalhando em casa

Trabalhar em casa com blog, YouTube e redes sociais é ótimo para quem gosta de fazer o seu próprio tempo de trabalho, ser seu próprio chefe e investir no que mais gosta de fazer ou no que quer se dedicar para ter outro estilo de vida. Além disso, o home office proporciona diversos benefícios desde os financeiros aos de bem-estar.

Por outro lado, trabalhar em casa não significa trabalhar mais, significa que o tempo que você não está gastando no trânsito, por exemplo, é um tempo a mais para você se organizar e não ficar cansado, nem mesmo ter um estilo de vida estressante.

É preciso se organizar para não chegar ao esgotamento mental e também manter a disciplina no dia a dia. Pode ser difícil no início, mas com o tempo você vai aprendendo a lidar com a rotina em casa.

Como trabalhar em casa sem ter cansaço mental?

É possível sim fazer home office e ter mais tempo para descansar. Isso depende muito da organização e da divisão de tarefas para serem realizadas durante a semana. Com planejamento e organização da rotina você irá conseguir ter um estilo de vida que sempre sonhou.

Pensando na possibilidade de trabalhar em casa e garantir essa forma de ganhar dinheiro, preparei uma lista com 5 formas de evitar o cansaço mental.

1. Escolha um dia e faça o planejamento semanal de tudo que você vai produzir.

Isso vai te ajudar a saber quais são as tarefas mais urgentes e importantes da semana. Comece anotando todas as ideias que você tem de conteúdo e organize em uma planilha. Depois disso, você pode começar a escrever os textos sobre as palavras-chaves escolhidas e, a partir daí, pegar o conteúdo como base para produção de peças para as redes sociais.

2. Aprenda a dizer "não" para atividades que não estavam programadas na sua semana (se não for essencial, é claro).

É comum aparecer no meio da semana alguma atividade que não estava prevista, mas se você deixa tempo livre na sua rotina para imprevistos, você conseguirá resolver, caso contrário, você precisa dizer não e seguir sua rotina normalmente para não atrapalhar sua produtividade. Dependendo da tarefa, você pode delegar a outras pessoas que trabalham com você ou que moram com você.

3. Separe no seu planejamento alguns momentos de descanso e relaxamento.

Descanso é fundamental durante a semana! Não abra mão disso por nada. Tire o dia para curtir um filme, passear e fazer o que gosta. Momentos de diversão e relaxamento são essenciais para revigorar sua energia e criatividade.

4. Evite multitarefa ou trabalhar excessivamente até tarde da noite.

Às vezes sentimos a necessidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, porém, ser multitarefa acaba sendo menos produtivo e mais cansativo. Na maioria das vezes, as tarefas não são concluídas corretamente e você não conseguirá chegar a resultado algum.

5. O que te dá disposição logo pela manhã? Encontre e comece a praticar.

Encontre uma atividade que te dá disposição para trabalhar. Se for uma caminhada, comece a fazer antes de trabalhar logo pela manhã, se for ter um tempo para tomar café tranquilamente, faça isso antes. Só você sabe o que é o melhor para você.

Trabalhar em casa e não ter um esgotamento mental pode ser um desafio quando estamos começando um negócio, mas com o tempo você vai percebendo o que essencial para você. Lembre-se que sua saúde mental e física e mental deve vir em primeiro lugar, sem ela não vai adiantar muito trabalhar em casa.

Escrito por: Darcicleia Oliveira

Comentários